segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Satisfação: Plante esta Semente.

Neste final de semana participei na empresa aonde trabalho de uma forte campanha aonde fui padrinho de uma de nossas filiais.
Confesso que como atuo na retaguarda, fazia tempo que não vivenciava “o chão de loja”.
Mas a experiência como sempre foi fantástica. Cada vez mais tenho a certeza que o Atendimento ao Cliente é o fator chave para o sucesso de qualquer negócio.
Por mais que alguns afirmem que o Atendimento seja uma premissa básica, ainda afirmo que o BOM ATENDIMENTO é sem dúvida nenhuma um grande diferencial, pois poucos conseguem atingir este patamar de excelência.
E como toda experiência com Cliente nos traz grandes lições, gostaria de relatar um breve relato que presenciei, com um de nossos vendedores:
A Loja estava lotada de Clientes, era uma quantidade muito grande de Clientes para o número de Vendedores que estavam ali para atendê-los. O time estava 100% focado nas vendas e no atendimento.
Percebi que um de nossos vendedores, um senhor bastante experiente, fazia dois ou três atendimentos simultâneos. Quando em um momento específico da venda o mesmo me chamou e após uma negociação, concedeu um desconto ao seu cliente que pagaria a vista.
Nada menos que alguns segundos para perceber o quanto era importante aquele momento para um jovem casal que adquiria produtos para a reforma de sua casa. Eu os cumprimentei e rapidamente fui lançar o desconto que o vendedor já havia negociado.
O olhar de gratidão era tamanho que a jovem senhora agradeceu o nosso vendedor e deu-lhe um abraço com seus olhos marejados. O Vendedor, que com uma atenção dividida, retribuiu o abraço e disse-lhes que desejava que fossem “muito felizes” em sua casa nova.
A cena foi fantástica. Quem  atende Cliente sabe que o envolvimento emocional é fundamental na atuação de qualquer negócio. Mas este não era uma simples venda, era uma venda feita com o coração, com amor, com respeito ao jovem casal que estaria projetando um grande sonho.
Confesso que a emoção e a troca vivida pelo experiente vendedor e pelo casal foram tamanhas que é impossível que na vida de ambos este momento não seja degustado com grande satisfação.
Concluo que o bem estar de um Atendimento fantástico não traz somente satisfação a quem recebe os bons tratos. É uma grande troca. Quem atende tem que ter prazer em doar seu conhecimento, em doar seu tempo, em doar sua atenção.
O Atendimento pode se tornar incrível para quem Atende o Cliente quando se faz do ato de atender um momento mágico que é capaz de proporcionar prazer e satisfação ao Cliente. E o fato de proporcionar este bem estar gera um sentimento tamanho que resulta em prazer.
Faça a diferença na Vida de seus Clientes, Plante uma Semente de Satisfação e Seja Feliz,

Sds,

Luis Guilherme Campos Santos

One response to “Satisfação: Plante esta Semente.”

Anônimo disse...

Bom Dia,

Conheci o seu Blog no site EllogieAki e gostei muito. Trabalho com Equipe de Atendiomento e gostaria de falar com você sobre treinamento.

Enviei um e-mail com meus contatos, se puder me retorne.

Obrigada pela atenção e parabéns pelos seus textos.

Abs,

Liza Miranda