quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Comunicação: a chave para excelência nas relações! por Elaine Rodrigues

Comunicação:  a chave para excelência nas relações!
Por Elaine Rodrigues

                                             

“Cada segundo é tempo para mudar
tudo para sempre”. Charles Chaplin

 Ouvi recentemente de uma amiga que um executivo a disse algo que jamais esqueceu. Ao se referir sobre a forma como as pessoas se relacionam ele disse: “Contrato excelentes profissionais, os mais bem preparados, com foco em resultados e muito potencial. Todos têm um currículo invejável. É uma pena que a pessoa vem junto.”
Interessante! Percebo que a comunicação é um dos pilares mais fortes de relacionamento pessoal e profissional.
E a qualidade da comunicação define a qualidade dos relacionamentos em qualquer área de sua vida.
Então, como ter uma comunicação assertiva e obter excelência nas relações pessoais?
Todos nós interpretamos a realidade da nossa forma. Tudo que somos é fruto de tudo que vivenciamos. É o resultado do que captamos por meio de nosso sistema representacional (Visão, Audição, Cinestesia, Olfato e Gustação) e filtros (metaprogramas, valores, crenças, experiências). Tudo isso gera uma representação interna, que nos leva um estado, que gera a fisiologia e consequentemente o comportamento.
Todos nós passamos por esse processo que é automático e leva apenas alguns segundos para acontecer.
Nesse processo observo duas coisas importantes que são fundamentais no entendimento do que é uma comunicação de excelência.

  1. Durante a comunicação, você emite uma mensagem e alguém recebe a mensagem. Ou seja, a qualidade da comunicação está diretamente ligada à forma como você interpreta a realidade e sua mensagem influencia aquele que a recebe que por sua vez possui sua própria interpretação da realidade.
  2. Ao alterar qualquer informação que anteceda ao processo de interpretação da realidade, a mudança se processa de forma sistêmica e o processo é o mesmo e no final sua mensagem influencia aquele que a recebe.

Uma pessoa que se comunica de forma assertiva obtém excelência nas relações por que entende os princípios de uma relação de respeito.  Os melhores em comunicação seguem o caminho para ação se baseando em:

  • Ter um objetivo em mente
  • Agir com transparência
  • Estabelecer uma meta, perceber o outro e criar rapport
  • Estabelecer segurança por meio de informações compartilhadas
  • Se posicionar no momento certo e da forma certa, evitando o silêncio ou a agressividade
  • Aprender a ver/perceber o outro e identificar a eficiência da comunicação.
  • Falar sobre qualquer assunto, desde os mais descontraídos, passando pelos mais sérios, delicados ou conflitantes.
  • Entender a importância do respeito
  • Pedir desculpas quando necessário
  • Esclarecer mal entendidos
  • Reconhecer o objetivo por trás da comunicação
  • Dominar seus pensamentos e entender a intenção positiva do outro
  • Respeitar a si mesmo, ao outro e ao sistema
  • Viver relações ganha ganha.
 A maioria das pessoas pecam na comunicação e criam situações de conflito por que se prendem ou ao silêncio ou à agressividade.
Fui ao cinema um dia desses e me deparei com uma cena na porta do banheiro feminino que me deixou reflexiva. Duas mulheres discutiam para usar o banheiro. Enquanto uma gritava que a outra não respeitava, a outra gritava que estava atrasada e não tinha tempo para isso, e a outra gritava que estava apertada, e a outra gritava...enfim passaram se mais de 10 minutos e a discussão continuava e eu observava atentamente como um cientista observa uma experiência inédita. Fiquei me perguntando se elas
faziam idéia de que o tempo que perderam discutindo daria para utilizar o  banheiro 2 vezes cada uma, ou seja, perderam o dobro do tempo por que deram mais valor a uma boa briga do que a uma comunicação saudável. Como seria se uma das duas tivesse apenas compreendido a intenção positiva da outra?”
Uma reflexão sobre nosso comportamento! Quanto tempo perdemos discutindo sobre o que foi feito (passado) ou o que fazer (futuro), quando poderíamos avaliar de forma mais profunda sobre “O que, quando, onde, como, por que  e partir para uma comunicação mais assertiva e um comportamento melhor? Quanto tempo é necessário para compreender a intenção positiva do outro? Quanto tempo leva para me colocar no lugar do outro e entender que talvez, somente talvez eu poderia não gostar de um determinado comportamento e isso seria uma grande diferença nos meus relacionamentos? Eu garanto que seria menos tempo do que consertando as tantas bobagens que fazemos ao perder a cabeça e magoar as pessoas que amamos!
É preciso respeitar, fazer escolhas mais assertivas, nos colocar no lugar do outro, elevar as relações a patamares mais saudáveis sem a desculpa de que estamos estressados, a vida é dura, o mundo é isso ou aquilo e sempre partindo do principio que o outro sai de casa com a missão de acabar com nosso dia. O mundo não é assim, nós fazemos nosso mundo ser o que queremos que seja. Que tal tornar seu mundo e o mundo das pessoas que você ama um mundo bem melhor?
Veja, não significa se tornar passivo diante das situações que merecem atenção e ação, significa compreender o todo e encontrar novas soluções.
Como seria ter recursos e estratégias para se comunicar de forma mais assertiva e se relacionar de forma mais saudável?
 Programação Neurolinguística é uma ferramenta de desenvolvimento sustentável que promove essa mudança. Você aprende como melhorar ou desenvolver uma comunicação altamente eficaz e manter relações de qualidade seja na vida pessoal e profissional. Fica a dica! 
E ao menor sinal de conflito na comunicação, lembre-se todos estão fazendo o melhor que podem com o que têm e sempre existe uma intenção positiva. Descubra qual é e seja mais feliz!

Você pode ver outros textos da autora no Blog Efeito Borboleta http://efeitoborboletas.zip.net/

Abraço,

Luis Guilherme Campos Santos

No response to “Comunicação: a chave para excelência nas relações! por Elaine Rodrigues”